quarta-feira, 9 de maio de 2012

Para não dizer que não falei de flores...

Gente, eu estava na França quando o novo presidente do país foi eleito. Eu vi parte da história francesa acontecer! Não é bacana? =) François Hollande, novo président.


Acompanhei pela internet e televisão e li as propostas dos 10, sim... dez candidatos à presidência (!). Discuti com minha família accueil e achei muito interessante constatar que as preocupações dos franceses são muito semelhantes às nossas: desemprego, desigualdade social, alta dos preços de moradia e supermercado, corrupção política, meio ambiente... enfim, somos todos parecidos. Mas as semelhanças param num assunto muito delicado: a imigração. Há muito tempo que os franceses tem a fama de não curtirem os estrangeiros "que roubam seus empregos" e isso não mudou, aliás, até aumentou (a maluca da Marine Le Pen ficou em 3º lugar!), o que dá medo. Sendo assim, muitos candidatos radicais adotam esse discurso quase que para dizer que explusariam todos os "não-franceses" (o que provavelmente reduziria muito o país).

Ainda falando em política, como o assunto estava em alta, pude conversar com muita gente sobre o Brasil e quer saber? Todo mundo conhecia o ex-presidente Lula, por nome e proezas. Fiquei surpresa! Enquanto a Dilma ainda não tem tanta fama, exceto por ser uma mulher no poder.

Aqui o voto não é obrigatório, mas até que muita gente faz questão de votar. Também ninguém queria acreditar que o voto era obrigatório no Brasil, para eles isso é inimaginável ainda. Mais uma coisa engraçada: eles votam com papel, acreditam que urnas eletrônicas podem ter muitas fraudes. É basicamente assim: você entra numa sala, na mesa tem papeizinhos com os nomes dos candidatos, você pega alguns e vai na cabine, coloca 1 nome num envelope e coloca na urna. É proibido divulgar as parciais das eleições enquanto ainda estão ocorrendo os votos, você só sabe o resultado concreto depois. Drôle!


O novo presidente toma posse 1 semana depois da divulgação do resultado, no próximo dia 15.

Enfim, espero que a França volte logo a sorrir e que a nova escolha presidencial seja uma mudança para melhor. Cruzem os dedos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário