sábado, 5 de maio de 2012

La France e a vida cotidiana #6

Eu fico mesmo encantada com as "modernidades" que vejo aqui na Europa. Fico me sentindo uma caipira tirando foto das coisas "normais" da vida (para eles!), mas é tão divertido descobrir as novidades! A nova sensação do momento é o caixa automático de supermercado. É, você passa suas compras sozinho na maquininha, paga e vai embora. Fácil? Vamos ver...


Bem, por um lado, essa invenção pode ajudar a reduzir as filas, mas por outro, reduz também o número de empregos. E a crescente taxa de desemprego é assunto antigo aqui na França. =/ Outra coisa chata: o ser humano é esperto demais e claro que um dos grandes problemas nessas máquinas são as fraudes para pagar menos.


De toda forma, vou explicar como é que a coisa funfa: a máquina tem um scanner que você vai passando os códigos de barras e uma balança onde você vai colocando um a um, os produtos na sacola (assim a máquina confere o peso e o valor. Teoricamente, você não pode colocar um produto na sacola sem passar pelo scanner porque a máquina vai notar o peso extra. Mas isso não impede o povo de deixar numa sacola reutilizável no chão, por exemplo, e roubar. Depois de tudo pronto, é só pagar com cartão ou até dinheiro, inserindo as notas e/ou moedinhas no compartimento especial (dá para ver direitinho na foto abaixo).


Em Londres também vi dessas máquinas. Eu mesma já utilizei umas 4 vezes. Usada do jeito certo (e quando não está quebrada!), pode ser bem prática. O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário