quinta-feira, 24 de maio de 2012

12 dicas de como se comportar na França

País estranho, com gente esquisita... nem sempre é tão fácil morar "nos estrangeiros". Donc, se liga nessas dicas básicas do comportamento francês que podem te livrar de micos e king kongs. ;)



1- Utilize a escada rolante como se estivesse dirigindo


Ou seja, lado direito é para quem "quer evitar a fadiga" e o esquerdo é para quem está com pressa e vai subir como se fosse escada normal. Sacou? Como a lógica é a da direção, em Londres, na maioria das vezes, é o contrário ^^.

É muito fácil identificar estrangeiros na escada rolante... eu mesma já cometi a gafe e ouvi um "Pardon!!" enervé. =S


2- Sua bolsa/mala/mochila não tem bumbum


Isso quer dizer que ela não tem direito de sentar no banco do ônibus ou metrô. Deixe no seu colo, ao lado ou aos seus pés.

Tudo bem, isso geralmente não impede um francês de sentar no banco. Ele pode escolher 2 caminhos: pedir licença, ou ir sentando e você tem que ser rápido antes que suas coisas sejam esmagadas. No entanto, essa atitude impedirá que você ganhe uma cara feia. =)


3- Seja pontual, ou melhor, esteja adiantado

Eu sei, confesse, esse não é o ponto forte brasileiro. Eu que não era a pessoa mais atrasada da turma, aqui já passei vergonha.

Os franceses tem um dom, eu não tenho a menor ideia de como eles conseguem saber exatamente quanto tempo demora para chegar num lugar e, se estão atrasados, sabem exatamente quanto tempo falta (como?). Te enviam um sms "estarei aí em 10 minutos" e, pode escrever, eles estarão lá em 10 ou menos.

Outra coisa bem comum entre eles é se programar para chegar pelo menos 5 minutos antes do horário marcado. Eu já tentei a técnica de adiantar o relógio, mas eu sempre me pego pensando "nah, ainda tenho 5 minutos, o relógio tá adiantado!^^". Resultado? Atraso na certa.

Aqui, os atrasos até que são tolerados, apesar de não ser educado, mas no máximo de 15 minutos. Cara, já esperei amiga minha no Brasil por mais de 30 minutos! haha

Uma vez, quase perdi o trem porque estava em cima da hora (alguns minutos ainda antes de partir e o povo achou ruim), saí correndo pela estação feito louca, com medo de perder N dinheiros de bilhete e encontro um casal correndo loucamente também. Adivinha a nacionalidade? É, gente... tá na hora de melhorar a nossa imagem.


4- Faixa de pedestres e bonequinho verde devem ser respeitados


Aqui todo mundo atravessa na faixa (e com o sinal verde para pedestres, mesmo que não esteja nenhum carro passando). Assim, também é fácil reconhecer um estrangeiro na rua.

Onde eu moro, ou em Paris, nunca vi multa para pedestre, mas fique esperto: em outros países ela pode ser bem cara!


5- Vosmecê, tem certeza?

Utilize sempre o "vous" para se dirigir às pessoas, isso é sinal de respeito e um "vale sorriso".

Confesso que ainda é uma dificuldade para mim, toda vez que vou falar com alguém fico pensando "Use vous, vous, vous...". Acho que é porque 1- no Brasil a gente usa sempre você, 2- Na escola, com as crianças e a família, utilizamos "tu" e 3- É tão mais complexo de conjugar. =P


6- Num jantar, chegue atrasado!


Haha, sim! Sabe aquela máxima de que "toda regra tem sua exceção"? Pois é, aqui chegar atrasado também pode ser sinal de politesse.

Quando você for convidado para um jantar, é muito educado chegar 15 minutos depois do horário marcado (isso quer dizer, NUNCA chegue na hora). Eles dizem que esse atraso é previsto para que a dona da casa tenha tempo de se arrumar após a preparação do jantar (como se mulher conseguisse ficar pronta em 15 minutos!).

*Aliás, também é comum levar algo para o jantar. Escolha: flores para a dona da casa, ou um vinho, ou uma sobremesa simples (chocolates, por exemplo), um queijo... Não chegue somente com a vontade de comer! haha


7- Cumprimente as pessoas, várias vezes


E você pensando que brasileiro é simpático, hein? Aqui é comum dizer "bonjour" ao(s) atendentes(s) na entrada de restaurantes, boulangeries etc e também "merci, au revoir, bonne journée!" (sim, isso tudo! Obrigado, tchau e bom dia) na hora de sair.

Percebi que no Brasil, geralmente é o atendente que fala "obrigado" e, muitas vezes a gente nem responde e vai embora depois de pagar sem nem olhar a pessoa. Percebi porque vi vários brasileiros fazendo isso aqui na França, mesmo sem se dar conta.

Ok, eu ainda acho que brasileiro é mais simpático. Algumas vezes todo esse cumprimento é só um hábito feito por educação; mas também já vi várias pessoas dizerem de verdade, então é chato deixá-los no vácuo, não? =/


8- Tenha um bom apetite, mas espere pacientemente por ele

Nop, não quis dizer para você se empanturrar de comidinhas (mas pode!). En France, quando há outras pessoas na mesa, é educado esperar todos se servirem (ou todos os pratos chegarem) e começar a comer somente após o "bon appétit!". É bonitinho e divertido! Nunca comece a comer sem que todos estejam preparados e sem ouvir o bom apetite francês, mas a dica só vale para o início e não para cada prato que for servido, ok? ;)


9- Olho no olho, copo no copo


Todo mundo adora brindar, mas aqui tem uma particularidade: é muito importante olhar nos olhos das pessoas que estão brindando com você (mesmo que sejam várias). Eu acho um pouco constrangedor, massssss se você não faz, é mais constrangedor ainda. Você acaba tendo que repetir o brinde em cada um, sozinho e olhando no olho. =P


10 - Faça biquinho sempre que possível


O mito de que os franceses não curtem falar inglês continua e é pura verdade. Tá certo que hoje tem mais francês speaking English por aí (com um sotaque bizarro!), mas que eles odeiam, it's true! So, se está de passagem pelo país, arrisque algumas palavrinhas em francês e você será melhor tratado. Não custa tentar utilizar um "bonjour", "merci", "au revoir" e "pardon", pelo menos, né?


11 - Por falar em biquinho, me dá um beijinho?


French people se cumprimentam com 2 beijinhos no rosto, um de cada lado, não importa se é homem ou mulher.


10- Na dúvida, peça desculpas
Se você tiver que dizer algo em francês, peça desculpas. "Excusez-moi" e "Pardon" são palavras coringa no vocabulário français. Sério, mais comum que "bom dia". 
- Esbarrou em alguém? Pardon!
- Quer pedir informação? Pardon, onde fica tal lugar?
- Quer pedir licença para passar? Pardon! (energicamente)
- Quer discordar de alguém? Pardon, mas eu acho que...
- Deu uma manota, foi impolit sem querer: pardon!
- Não entendeu/escutou o que a outra pessoa disse?: Pardon? (ela vai entender que é para repetir)

Ou seja, se você não sabe o que dizer, pode começar se desculpando e logo, logo se enturma. =D

Curtiu? ;)

6 comentários:

  1. To adorando seus posts!
    To te seguindo, depois visita o meu! bjin!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog! Conheci hoje e já li inteirinho!!!
    Adorei as dicas e vc escreve de um jeito muito gostoso de ler e muito divertido!
    Bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! Obrigada por comentar, é sempre bom ler coisas assim =D

      Excluir
  3. Muito bom Tassia! Curti bastante seu post, parabéns!

    ResponderExcluir