segunda-feira, 30 de abril de 2012

La France e a vida cotidiana #5

Quando você nota que está mesmo num lugar diferente: quando tipo uns 80% das pessoas do metrô lêem.


Aqui na França é assim: todo mundo lê. Esperando o metrô, durante a viagem, no ônibus. Dá até vergonha se você não estiver com um livro, jornal ou revista na mão. Aliás, o que a maioria lê são livros mesmo, acho que carregam com eles especialmente para o tempo do metrô.
Claro que tem algumas linhas parisienses em que as pessoas lêem menos, mas são as mais turísticas ou as muito afastadas (mesmo nessas, os franceses portam os jornais gratuitos, ao menos).

É impressionante!

 Esqueceu o livro? Não se acanhe. Compartilhe a leitura! =P

E isso não é exatamente um hábito europeu. Em Londres, fiz questão de prestar atenção nisso e vi só meia dúzia de gato pingado lendo. É gente, dizer que não tem tempo para leitura não vale mais como desculpa, viu? =P

2 comentários:

  1. Aqui no Rio é bem comum ver gente lendo no metrô. Principalmente aqueles jornais que são distribuídos de graça, tipo o Destak e o Metro. Tem bastante gente lendo livro também.
    Eu fico reparando nas pessoas no metrô. Tem 3 tipos:
    1. O pessoal que fica lendo.
    2. O pessoal que fica jogando ou acessando a internet no celular.
    3. O pessoal que fica com cara de sono/tédio olhando pro nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pois é, mesmo assim eu fiquei impressionada... pq eu mesmo sou do segundo tipo ^^ =P

      Excluir