domingo, 29 de abril de 2012

"Parabéns para você" sem brigadeiro não tem graça, snif! - Parte 1

Então meus dois queridos enfants fazem aniversário em abril (11/4 o menino, que agora tem 10 anos e 30/4 a menina, que recém completou 8 aninhos de sapequice). E o que isto quer dizer? Festa de criançaaaaa! Nossa, super me empolguei com o primeiro aniversário (do petit garçon) porque me lembrei de como é no Brasil, com N tentações alimentícias e crianças correndo para lá e para cá. Minha alegria, malheureusement durou muito pouco. =/


O menino acabou comemorando o aniversário antes, no sábado (que era meu day off, mas que eu me dispus alegremente a ajudar, né galere?). O dia todo foi um agito de limpa, arruma, enche balão, os pais criando atividades de gincana tão loucamente que eu até pensei que o Celso Portioli em pessoa viria para a festa! Mas eu já devia desconfiar; uma festa de criança com convite "je t'invite para o meu aniversário, das 15h30 às 18h", só podia ter algo de muito estranho, meu caro Watson.

Enfim, os pequerruchos chegam na hora (também, dura tão pouco né?) e absolutamente todos trazem presente (que são abertos só no fim e na presença de todos). O aniversariante recebe cada um na porta (e na hora de ir embora dá um beijo -- mesmo os meninos -- e leva todos à porta também), todos tiram os sapatos e os casacos e tem uma pilha de cada coisa na entrada (na França é costume não andar de sapatos dentro de casa e eles são um tanto quanto sérios sobre isso), todos começam calminhos e depois ninguém mais os segura.


A festa começou com algumas brincadeirinhas dentro de casa, elaborada pelos próprios garotos (dentre elas, conseguir estourar quase todos os balões em menos de 5 minutos), mas logo os pais do aniversariante os levaram para fora (no jardim) para brincar de cabo de guerra, corrida de obstáculos, telefone sem fio, quem se fantasia mais rápido e um milhão de outras provas de uma grande gincana com 2 equipes. Sinceramente? Deu dó. Os pais se empenharam tanto imprimindo fichas, separando os materiais e deixando tudo lindo, mas as crianças ouviam só as duas primeiras palavras das instruções de cada atividade, depois começavam a gritar, destruir, se bater, virar de costas, jogar bola, conversar e fazer qualquer outra coisa que não envolvia escutar, muito menos que estivesse relacionada à brincadeira. Depois de muitos "shhh" e "prestem atenção", eles conseguiram realizar as provas, fazê-los rir, tirar fotos engraçadas e voltar para casa com o objetivo cumprido: cansá-los. O problema é que o objetivo foi cumprido ao inverso e os únicos mortos na jogada eram os pais. Dommage! =S


Ao voltarmos, foi a hora do goûter (lanche) para o parabéns (que se canta assim ó) com bolo de chocolate e docinhos.

Eu APOSTO todas as minhas fichas que você acabou de imaginar isso:


e isso:


Né? Mas a minha realidade foi assim:

Bebida: suco de laranja, de maçã ou água (à escolher!) / Docinhos: coisas bizarras de gostos estranhos...
E assim:

Bolo de chocolate simples, sem nenhuma coberturinha de nada, nem recheio. Tá certo, era um moelleux au chocolat super gostoso, mas isso é bolo de aniversário minha gente?

E ainda tem mais: 2 meninos NÃO GOSTAVAM DE BOLO QUE CHOCOLATE (OH-MY-GOD!!!) e comeram pãozinho de leite improvisado pelos anfitriões. A maioria das crianças comeu só 1 pedaço ou meio de bolo (como eles conseguem?!) e só alguns "gulosos" comeram 2 ou 1 e 1/2. Também se "encheram" de "docinhos" (a foto acima do bolo é a quantidade para 10 crianças).

"Se eles comem muito, ficam doentes!" - disse a mãe (então muito brasileirinho já estava mortinho da silva!). Mas nem que tivesse muito, eles não comem!

Bom, como boa brasileira que ama chocolate, me atirei em 3 pedaços de bolo já que os docinhos miaram no gosto. =/ Até curti o suquinho porque não gosto de refrigerante =P.

Depois foi hora de abrir os presentes, agradecer a todos com um abraço e um beijo e os pais começaram a aparecer pontualmente na hora do fim da festa.

Resumo: nós brasileiros comemos muito, nos acabamos em açúcar e somos felizes ^^, mas também gastamos horrores com festa de aniversário de criança (mesmo quando não temos dinheiro para tanto), decoração e tudo mais se a vida pode ser bem mais simples. O menino teve direito a convidar 10 amigos, sendo que 1 tinha que ser menina por causa da irmã. Nada de parentes, nada de "obrigações sociais", só "diversão" e uma rápida comemoração (que já deu um trabalhinho!). Nada de ostentação (a criança vai se lembrar da pompa ou dos amigos?). Os meninos foram embora felizes da vida e o aniversariante também adorou. Arrumar a casa depois foi fácil e aposto que nem ficou caro também (apesar da família ter super condições).

Mon avis? Acho que o brasileiro pode continuar com suas gostosuras de festa infantil (e também uma decoração linda com tema, claro!), mas não precisa exagerar. Já vi festinha de criança mais luxuosa e cara que aniversário de 15 anos! 


Somos um povo criativo, detalhista, carinhoso e pensamos muito em agradar. Acho que é por isso que muitos pais não medem esforço$ para mimar agradar os filhos. Mas podemos fazer a mesma coisa de um jeito mais proveitoso, econômico e com um sentido real: a comemoração en place da ostentação.
Engraçado é que estava procurando fotos para ilustrar a ideia da festa mais simples e caseira, como a que nossas mães e avós faziam para a gente; quando me deparei com um artigo da Folha que fala exatamente isso. É uma tendência gringa e que já está chegando na elite brasileira, de fazer festas mais íntimas no estilo do it yourself. Vale a pena ler. Olha como fica fofo:


Pensez! =)


2 comentários:

  1. Nossa, bem diferente do Brasil mesmo! Hahaha, festa sem brigadeiro não tem graça :/ Mas a parte boa é q não da tanto trabalho e as kids se divertem mais, sem parentes pra ficar reclamando e bebendo.. é uma boa ideia a aderir :)

    beeeijos

    ResponderExcluir