segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Que couve o quê, Bruxelas é a terra das cervejas e fritas!

Que bom que a Bélgica é pertinho da França e dá para fazer uma visita rápida num fim de semana, fugindo de Paris (se bem que eu nunca tenho vontade de fugir da cidade luz). Se der, vá num pequeno grupo para curtir a noite por lá, mas tome cuidado com as taxas alcoólicas!


Bruxelas é bem charmosa, famosa por suas moules et frites (mexilhões com batatas fritas), suas batatas fritas (fritas 2 vezes em óleos de temperaturas diferentes o que dá um efeito fulminante: nham!) e suas Ns cervejas diferentes (tipo de chocolate, cassis, morango et n'importe quoi dedans).

Turisticamente falando, a cidade é uma graça e dá para andar por tudo à pé. Chega a ser engraçado ver uma placa indicando o caminho para um ponto turístico e 10 passos depois você chegar. O que ver por lá, anote:

a) O famoso pipi! Manneken Pis Fountain
Tem que visitar porque é o cartão postal da cidade. Tem sempre um monte de gente se aglomerando para ver essa fonte, mas na verdade ela demanda só 5 minutinhos de contemplação, no máximo.


b) Gauffres pra que te quero. 
Do lado da estátua do moleque tem N gauffrerias com preços discutíveis, mas com um cheiro tão inebriante que você nem vai conseguir argumentar muito. Coma. De toda forma, vale mais a pena comprar um pacotinho deles (de preferência com cobertura de chocolate... ai saudade!) em alguma lojinha, que são bem mais saborosos.


c) Chocolates belgas...
Não dá para explicar o prazer de um chocolate belga. Dá só para dizer que infelizmente é preciso ter bolso para eles. =/
Você os encontra logo depois dos gauffres, na mesma rua, que acabei apelidando carinhosamente de "Rua da sobremesa" =d


d) Grand Place
Invariavelmente você passará por ela e é o segundo cartão postal da cidade. Lá é onde tudo acontece durante o dia e onde vc paga mais caro também. No final de semana que escolhi ir, tive muita sorte de ter um festival de Jazz gratuito, que balançou a cidade (que todo mundo chama de boring mas que para mim foi a maior fête! ;D)


e) Turismo Geral...
Você vai achar bastante coisa interessante para tirar foto e recordar (como o Parc Cinquentenaire, Basílica Nacional de Koekelberg, Atomium e muito mais) =)
















f) Coma Moules Frites, mas longe de restaurantes turísticos.
Se bem que as melhores que comi foram mesmo em Lille.



g) Museu de quadrinhos/banda desenhada. Ir você tem!
Imperdível, mas eu perdi. Estava fechado porque era feriado =( Mas todo mundo que foi me disse que vale MUITO. Snif.


h) A noite é uma criança, mas você não! Ainda bem. =)
Bruxelas tem uma avenida cheia de barzinhos, uns ligados nos outros, cada um com inúmeros tipos de cerveja. Passar de dia por lá e tomar uma é bem agradável, mas é à noite que todo gato é pardo, meu bem. Experiência que você tem que viver. ;)






Resumo: 100% aproveitamento. ;) #ficadica conheça Bruxelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário