domingo, 16 de setembro de 2012

I see french people... no cinema!

Com algum tempinho de casa e, entendendo bem mais de francês do que quando cheguei, posso finalmente comentar um pouquinho sobre o cinema daqui. Confesso que a ideia e pedido de post veio do meu melhor amigo na facul (e super leitor assíduo/comentador), o Pedro (oie!); mas aproveito para dedicar meus pensamentos débutants (e nada técnicos, pardon!) a 3 outros amigos cinéfilos: Marcelo (que tem seu próprio blog sobre o assunto), Ricardo e Almada. Bem-vindos ao maravilhoso mundo do cinema francês (que eu experimentei).


Lição número 1, de cara: todo mundo fuma. Na ficção (os cigarros aparecem em 80% dos filmes franceses) e na realidade. Cof, cof.


#2 Eu não sou maluco


Há quem ache a dinâmica do enredo francês um tanto quanto difícil de entender. Já recomendei o clássico apaixonante (que não me canso de rever) Amélie Polain para gente que o achou incoerente e, pasmem, entediante. Poxa, eu tinha recomendado com tanto brilho no olhar haha...

Revelo que mesmo entre os nativos, há sempre essa piadinha de "cinema francês maluco", de histórias sem pé nem cabeça, mas acho que isso foi mais uma vibe antiga que infelizmente colou. Já o que ficou com certeza foi a maneira de inovar. O povo do biquinho não gosta de histórias óbvias, muito menos de finais óbvios (confesso que muitas vezes você demora uns minutos vendo os créditos passarem para finalmente entender o que aconteceu) e eu adoro essa não obviosidade (licença poética da palavra).
Nota: entender o filme no idioma original também é um grande passo para entender sua história na real. Fez toda a diferença para mim #fato.


#3 Tenho orgulho do meu país


O cinema aqui é surpreendentemente dinâmico. A quantidade de filmes franceses em cartaz toda semana é inacreditável e, o mais legal é que todo mundo vê e comenta. Felizmente nosso querido Brasil está caminhando para a mesma popularidade cinematográfica. =D

Para ter uma ideia, em 2010, meu segundo país favorito teve 206.5 milhões de ingressos vendidos e 215.6 milhões no ano passado (3º país com maior bilheteria, atrás dos EUA e Índia). Foram 261 filmes produzidos só em 2010. Ouuf. (Dados wikipedia).



#4 Peraí, eu já não te conheço?

Você praticamente sempre vê os mesmos atores em todos os filmes franceses. Queridinhos (e bem pagos): Audrey Tatou (claro! *__*), Jean Dujardin, Sophie Marceau, Gad Elmaleh (gosto muito como comediante), Kad Merad, Guillaume Canet (oh mon Dieu, meninas olhem esse moço. Pode com ou sem parfum, não importa), Mathilde Seigner, Marion, Cotillard, Jean Reno, François Cluzet, Marina Hands, Mélanie Laurent (super bonita, meninos), Gérard Lanvin, Anne Marivin, Vincent Cassel, François-Xavier Demaison, Gilles Lellouche (adoro!), Laurent Lafitte e tantos outros que não cabe aqui.


#5 Tá, então prova que é bom, pois é isso que me interessa Tassiá.
D'acc. Meu humilde gosto pessoal exposto aqui, dos filmes que vi em terras francesas.


TOP 4 PREFERIDOS "atuais":

1- Camille Redouble
Um filme emocionante (de francês difícil, mas eu já entendo \o/) que vi ontem mesmo e se tornou um dos meus preferidos. É a história de uma mulher de 40 anos, alcoólatra, em crise no casamento e na vida pessoal (mas com as melhores amigas do mundo), que tem a "oportunidade" de reviver seus 16 anos. Será que ela conseguirá mudar o seu passado? Tentar ela vai. Tocante, apaixonante.


A história de um refinado, mas retraído multimilionário que precisa de cuidados de enfermagem e acaba contratando um senegalês muito exótico e nada enfermeiro, que muda a sua vida por completo. Emoção, drama, sentimento e muiiiito riso.




Fofo. O filme se passa na década de 20 e relata a decadência do cinema mudo. Perfeito para quem não fala francês haha =P. Mignon, envolvente, com um cachorro lindo que devia ter ganhado Oscar também haha.



Sabe o "Simplesmente amor"? Então, mesmo estilo: várias histórias, de diferentes níveis sentimentais, mas a diferença é que nesse aqui o amor é passado para trás. Será que todo mundo é/foi/será infiel?




Outros simpáticos desse ano: Un bonheur n'arrive jamais seul (comédia romântica bonitinha), Le prénom (comédia interessante, francês dificuldade média/fácil), Zarafa (animação, tocante, teoricamente para crianças). Vi também alguns outros, mas que não recomendo particularmente, o que nos leva para old times:

TOP ATEMPORAIS

O Pianista (pára tudo: você precisa assistir), Amélie Poulain, Hors de Prix (comédia romântica fofa fofa com atores perfeitos Audrey Tatou e Gad Emaleh), Délicatessen (também recomendo o livro. Um dos melhores que já li - e em francês, btw =P), Piaf- Um Hino ao Amor (já vi duas vezes ;D), Coco antes de Chanel, A voz do coração, Jeux d'Enfants, dos que eu me lembro neste momento e super aceito sugestões! ;)


Ufa! Feito com carinho. =*

6 comentários:

  1. aeeee!!! até que enfim né... rs
    obrigado por lembrar! vou conferir suas dicas...
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca esqueço de um pedido de post.. mesmo que demore =P

    ResponderExcluir
  3. Oiiee sou euuuu , Mari rs
    adorei o post, adoro filmes franceses tb!! :)
    não vejo a hr de conseguir ir no cinema aqui em filme frances hahaha
    maaas vc esqueceu do Louis Garrel gatissimooooo, que está em um monte de filme tambem e queee passou POR NÓS NO MARAIS NO SÁBADOOOOOOO!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH bjsssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHHHAHAAH pois é.. são tantos para lembrar!! =DDDD
      sortudas a gente não? =P

      Excluir
  4. kkkkk é verdade sempre vejo os msm atores nos filmes franceses. Mas sou suspeita pra flar da Audrey Tatou, sempre curto os filmes que ela faz.. O Delicatessen entãooo é lindo! Adorei as dicas, vou conferir aqui :)

    ResponderExcluir