quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O brado retumbante da Braderie de Lille

Eu já tinha contado um pouquinho sobre Lille por aqui, uma cidade super simpática do norte da França. No entanto, nunca fui imaginar que retornaria tão cedo já que ainda tenho tantos outros destinos a desbravar. A ocasião veio por uma viagem de uma amiga pela região e pela super Braderie acontecendo no mesmo final de semana, sem contar a covoiturage de 15 euros! Impossível resistir.


Mas o que é essa tal de braderie? Se eu explicar assim só com letrinhas, não fica tão divertido, quer ver? A braderie é um grande, graaaaannnnde mercado à céu aberto onde todo mundo vende todas as suas quinquilharias por preços módicos. É um fim de semana inteiro, especificamente o primeiro fds de setembro, de compra/venda e barganha e a noite de sábado vira uma balada no meio da rua, como uma pequena fête de la musique. Eu escolhi a parte da cidade que dançava salsa ;)

Bom, divertido mesmo é ver como tudo se passou em fotos:


Você pode mesmo encontrar de TUDO nas barraquinhas mal arrumadas. O importante é pechinchar.


IEEEEEEEW.... meu anfitrião achou graça na pobre raposa... =(


Esta aí de cima foi a causadora de minha viagem decidida em 5 minutos. E quer saber? Não tem coisa mais legal que viajar assim! Super aventura.



Antigamente, na braderie, o costume era dos restaurantes juntarem as conchinhas dos mexilhões em pilhas na frente do estabelecimento. Aquele que tinha o maior número de pilhas com grande altura era considerado o que tinha as melhores moules frites da cidade. Decepcionantemente, elas não existem mais. =((


Bailamos salsa ensemble! =D


Viu como a rua estava lotada? Nesse final de semana do ano, Lille é o point francês.


Acabei encontrando um cara para partilhar a minha vida francesa. Olha que gato! Ele fica na minha mesinha e está me olhando neste momento que escrevo o post. Não pude dizer não a um moço de uniforme! hahahah ;)


Enfim, obrigada à Amanda pela super ideia de ir à Lille nesses fds especial et merci à Mathieu et famille pour le guide touristique, l'amitié et amusement! =D

Super!


2 comentários:

  1. Ei Tassia, eu tava doooooooooooooida pra ir e nao pude :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi ótima! E estava um fds perfeito, com sol e calor! =)

      Excluir