quinta-feira, 15 de março de 2012

Prazer, Saint-Germain-en-Laye

Coucou! É verdade que ando escrevendo muito sobre minhas aventuras parisienses e me dei conta de que ainda não escrevi nadinha profundo sobre Saint-Germain-en-Laye, a cidade fofa, de nome comprido, onde eu realmente vivo. Por isso, aqui vai um post especial...

Siiiiiim, é a cidade do time de futebol Paris-Saint Germain, mas aqui é a França né gente... e não encontramos quase nada futebolístico fanático pelas ruas. Tampouco o povo fala muito sobre futebol (ou eu que sou muito menininha =P).

Saint-Germain-en-Laye, como você já leu aqui do lado ---> fica a 20 km de Paris (RER A), pertence à prefeitura de Yvelines, em Île de France; por isso consigo ir para Paris super facilmente, como pegar o metrô em Sampa. =)


Alors, eu tenho a grande sorte de morar bem do ladinho do Chateau da cidade (esse da foto) e é muito non sense passar em frente de um castelo todos os dias e agir como se fosse normal hahaha, mas eu tento! O grandão aí e toda a sua história começou em 1122. Na frente, tem um jardim super lindo, bem francês (com árvores e plantinhas podadas simetricamente, sabe?), um carrossel (tem deles por todo lado!) e uma vista espetacular da cidade, de uma parte de Paris e até da Torre Eiffel. Hoje mesmo, fiz um super piquenique (super moda aqui desde sempre) no Parc em comemoração ao lindo sol que voltou em minha vida, depois de um longo e tenebroso inverno nevado (e queimei! =S).

Saint Germain tem também uma floresta muito conhecida, onde todo mundo gosta de fazer caminhada, corrida ou só passear.
Sim, é uma cidade histórica (detalhes na Wikipedia ou ainda no site oficial - olha que chique!), com ruas feitas para carroças e cavalinhos de séculos atrás e que agora tornam o trânsito cheio, lento (também porque não há permissão para andar acima de 50 km/h!!!, mas na real todo mundo anda a 28/30 km zzzZZZzzzZzz...) e quase impossível de manobrar um carro grande #fato. Simplesmente não tem lugar para estacionar. Mas, é uma cidade super charmosa, burguesinha, tranquila, familiar, de uma gente sorridente, com vários estrangeiros (muitos portugueses), ruas super mignons, cheia de atividades culturais, musicais e esportivas.
Aqui já descobri o meu Café favorito, é o Bistrô du Marché (porque fica bem em frente à praça do Mercado), onde todas as quintas, depois da escola, a petite fille e eu comemos crèpe Nutela com suco de frutas e somos super mimadas pelos atendentes. Já ficamos conhecidas! =)


Minha escola de francês também é na cidade e eu adoro. A La CLEF é também um espaço cultural onde posso fazer outros cursos (com super desconto au pair!), como música, canto, pintura, modelagem, ginástica e... claro: dança! Adivinha qual eu escolhi? ;)


Ah, a cidade tem também uma biblioteca incrível, multimídia, com 3 andares (1 inteiro só para crianças), onde você pode emprestar, além de livros, também dvds de música e de filmes, jornais e revistas. Do lado dela, no mesmo terreno, tem um teatro.


Outra menina dos olhos aqui é o museu Maurice Denis (pinturas), que ainda não fui, confesso. (Mais pontos turísticos, aqui)


Como moro num ponto muito estratégico, passeio bastante à pé, conhecendo os lugares, ouvindo o francês dos transeuntes e testando minhas habilidades francezísticas nas lojas. =D

Foi também aqui em Saint-Germain que vi pela primeira vez na vida a neve, num domingo de manhã...

É por essas e outras que Saint-Germain-en-Laye estará pra sempre no meu coração, do ladinho de Paris. #sualinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário