quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Au pair agenciada ou não?

Coucou! Ça va? Não faz muito tempo que escrevi um, dois e três posts sobre "Como se tornar au pair na França" e divaguei um pouquinho sobre o assunto vir com agência ou não. Au fait, após 7 meses aqui (o tempo não passa super rápido?!), N meninas e famílias que conheci, resolvi retomar essa história que é dúvida principal de muitas. Vambora!


Como já expliquei por aqui, minha decisão de escolher ir por agência foi exclusivamente por causa da minha família (até porque 90% das meninas au pairs que conversei antes de vir me aconselharam a vir sem agência). Todo mundo se sentiu mais seguro (depois do baque do "to indo embora para bem longe, mãe!") quando eu disse que tinha uma agência, uma burocracia, um modelo, referências e que se eu precisasse de alguma coisa lá do outro lado do oceano, eu teria a quem procurar. A verdade é que, sem saber exatamente, eu tomei a melhor decisão.

Neste tempo em terras francesa, conversei e conheci muitas meninas de todos os cantos do mundo (mesmo!) e pude fazer a comparação entre as que vieram por agência e as que não vieram. Ah, que fique bem claro que essa é uma experiência pessoal, na região parisiense, e que pode ser diferente em outros lugares/com outras pessoas. Bom, o que eu percebi é que a única "vantagem" de vir sem agência é que você não vai pagar as taxas da mesma. Será que isso é mesmo uma boa coisa?


Como au pair agenciada você tem um contrato com todos os direitos e deveres escritinhos, trabalha o número correto de horas e tem os finais de semana livres (exceto raríssimas exceções). Já vi meninas trabalhando sem parar, sem poder viajar, conhecer Paris, sendo babás de empregadas domésticas ao mesmo tempo. E posso dizer? Elas não tinham agência.

A questão salarial não muda muito entre as que escolheram agência e as que não, exceto que as agenciadas recebem hora extra da forma correta. ;)

Au pair que vem por agência aqui recebe o Pass Navigo (é um cartão único para metrô e ônibus). O preço desse cartão varia de acordo com a zona que você mora. A minha, por exemplo dá 100 euros por mês. Imagina eu tendo que pagar isso do meu bolso? Tá brincando! As meninas que vêm sem agência geralmente têm de pagar elas mesmas ou, no máximo, a família ajuda com 50%. Uma vez uma garota me disse: "Não tenho o passe, mas posso usar o carro". Sério? Pagando a gasolina e marcando hora quando a família não quiser usar. Resumo: ela quase não saía. Eu pego meu passe do paraíso e saio quando quero e vou para todos os cantos de Paris e cidadezinhas ao redor.


Outras coisas que você tem direito com a agência é a Carte Vitale (você vai no médico e/ou compra remédio e recebe reembolso) e até aposentadoria (minha família declara os impostos comigo e eu tenho retraite!).

Esses são os pontos principais, mas também os mais essenciais na vida aupariana. É claro que você pode ter a sorte de encontrar uma família bacana sem agência ou o azar de uma família ruim com agência. O que vale é ficar de olho ao seu redor, conversar com outras meninas, mas seguir sempre sua intuição. Investigue o que as outras au pairs ganham antes de dar o seu "sim"; não esqueça de se fazer respeitar e impor os seus direitos, com ou sem agência.

Dica: Au pair Europa é bem diferente de Au pair EUA, então não tome tudo como base. Sou supeita, mas.. ainda bem que escolhi aqui! haha

Bisous!

Nenhum comentário:

Postar um comentário