quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dúvida que não quer calar: dá para viver com dinheiro de au pair?

Já recebi vários e-mails de futuras au pairs me perguntando sobre isso e, posso confessar: essa era a minha grande dúvida também!


Como eu já expliquei aqui, na França as au pairs ganham no mínimo 75 euros por semana. Mas isso é realmente um mínimo exigido por lei e a negociação depende da família. Tem menina que, além disso, tem seu próprio estúdio e/ou que recebe ajuda para os estudos de francês, ou que tem mais semanas de férias do que o exigido no contrato... bom, realmente varia.

No meu caso, meu salário por semana era um pouco a mais do mínimo, mas mesmo assim ainda apertado, como toda au pair vive. A boa notícia é:


SIM, VOCÊ PODE VIVER COM O DINHEIRO DE AU PAIR!

Eu particularmente nunca recebi ajuda dos meus pais durante meu período aqui. Viajei para vários países, comprei algumas roupinhas, saí várias vezes e sou muito feliz. O segredo? Economizar!
Comprar roupas no período de soldes/sales, saber guardar dinheiro, saber que numa boate um drink custa de 7 a 9 euros e uma garrafa de vinho custa 4. Então melhor fazer esquenta com os amigos e dançar a noite toda (pois a maioria delas aqui é entrada FREE). Enfim, cada um faz seu plano e pode muito bem viver por aqui.

Coisas muito caras por aqui, só para você se preparar: esmalte, sapatos, comida (por isso eu sempre preferia sair depois de comer em casa, ou fazia sanduíches quando ia passar o dia todo fora. É, tem que ser mão de vaca às vezes); curso de francês.

Então, para você que estava aí pensando se vem ou não, cash não será seu problema. =)

Boa sorte, sempre!

13 comentários:

  1. Muito bom o post... eu vou ser Au pair nos EUA e sempre vejo meninas viajando direto por lá, mas ao mesmo tempo reclamando do salário... vou procurar um post sobre Au pair nos EUA também, pois sei que muitas recebem ajuda da família e infelizmente não poderei contar com isto.., beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamar do salário de au pair é normal. Eu reclamo o tempo todo. Vc tem que escolher entre comprar uma roupa OU sair OU comer fora.. sabe? Às vezes isso é bem chato. A grana é curta, mas a experiência é grande.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Obrigada! =D

      Vc precisa saber um pouquinho de francês para vir sim, até porque vai ter que provar isso na hora do visto. Mas seu básico já ajuda. Eu estudei também um pouco antes de vir e sempre adorei a língua. Foi difícil no começo por aqui porque é sempre mais difícil no território estrangeiro.

      Vale mesmo é sempre ver filme e ouvir música. Tentar entender sem legendas, mas o que é mais legal é VIR. VENHA E SEJA FELIZ aqui na França como eu =)

      Excluir
  3. Mas tem que ter coragem para ser au pair de novo! =P

    ResponderExcluir
  4. falei um pouco disso no meu post também, precisamos escolher né? o negócio é foco... tenho amiga que veio pra gastar, outras pra viajar, outras pra farrear... o negócio é seguir seu caminho e ser feliz! e a gente sobrevive com esse pouquinho e ainda faz a rhykah passeando pela europa hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah verdade! Todo mundo acha que eu ganhei na loteria hahaha viajando em tantos países assim!

      Excluir
  5. Ahazou no post! To com essa super dúvida, na verdade tenho muuuitas dúvidas.
    Fui na world study para começar o processo e, diferente dos EUA, na França a au pair tem que bancar várias coisas como a passagem, curso,etc...
    Como vc se planejou Tássia pra dar conta de pagar tudo isso? Com a grana que vc ganhou ai trabalhando deu pra pagar todas essas "dívidas"?
    E como fica em relação aos cursos ai, vc conseguiu fazer alguns em sua area? (tb faço comunicação).
    Sei que é um monte de pergunta hahaha mas é que te tenho como referência mesmo.
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então flor, vir aqui para a França sempre foi o meu sonho sabe. E eu sempre fui muito determinada e responsável. Assim, eu me planejei 1 ano inteiro, juntando e economizando para pagar a passagem e várias documentações. Só assim mesmo. O que eu te digo é que o primeiro passo é sempre a informação. Então leia tudo e planeje seus gastos, mas sobretudo: seja consciente e poupe.

      Sobre o curso, depende muito de onde vc vai morar, mas é fato que são caros. As familias de algumas meninas às vezes ajuda, por isso tem que ver mesmo. Mas tem que ser curso de francês mesmo, por causa do visto.

      Eu acho difícil vc conciliar vida de au pair + curso de francês + conhecer o país e algum outro curso.. mas vc pode querer tentar. ;)

      Desculpe a demora =*

      Excluir
  6. Oii Tassia!!
    Digo o mesmo que a Ana, curti muito seu blog e to super empolgada de ir pra França.. e ao mesmo tempo me surgiu muita dúvida. No momento eu moro em Dublin, tive aí e me apaixonei, quero mudar de país novamente, fazer curso e se der ser Au pair.. Só que nao tenho nada de francês :( rs Será que podemos conversar?? Me passa seu e-mail ou me envia um?! myllenats@gmail.com
    Brigadaaa =)
    parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tássia! Tudo bem por ai? Quando termina seu ano? vc vai continuar na frança ou voltar pra casa?
    meu ano nos EUA acabou, agora quero ir pra uma país que falem frances, nao sei se consigo encarar o au pair de novo haha

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu ano acabou mais cedo. Em abril. E eu continuei aqui, mas ainda escrevo um post sobre isso.
      O único programa de intercâmbio com trabalho na França que eu achei na época era o au pair. Se não era curso de francês com um tempo de estágio, tipo 1 mês. Mas o tempo aqui passa rápido e não daria para ficar fluente no francês.
      É, quem já foi au pair, é difícil encarar essa vida novamente hehehe

      Excluir