Há, é claro que essa é a campeã do "mate minha curiosidade por favooooor". E a resposta é: não é verdade.
Minhas adoráveis criancinhas tomam banho todos os dias e adoram! Tenho é que regular o tempo que eles ficam lá deixando a água do planeta acabar. Não, minha casa francesa não é uma exceção, eu investiguei as outras au pairs daqui e todas as crianças adoram banho. Sobre os pais, pelo menos na minha casa o banho é diário.
Diferente das colegas au pairs nos EUA, que o banho é dia sim, dia não, mesmo se a criança brincar horrores e suar como um chafariz. Eca! Os Estados Unidos é a nova França nesse quesito, gente!
Outra coisa que posso dizer é que não senti nenhum cheiro ruim no metrô ou aglomerações públicas. Pelo menos nada diferente do que no Brasil, ou vai dizer que no metrô lotadão de Sampa, no ônibus voltando pra casa (no horário de verão que tem aquele solzão), tá todo mundo cheiroso e perfumado?
Tá, eu confesso uma coisa triste: eles não usam fio dental! =/ Não é um hábito e a maioria acha desnecessário. Domage! Pelo menos vendo, os dentes são bonitos. Ufa.
2) Verdade ou mentira: francês fala "oh lalá!"
Hahaha, boa! E posso dizer: super verdade!
Eles fazem esse clichê pra tudo, é muiiiito engraçado!
"Fulana, você viu a roupa dela? Oh lalá!", "Marie, fiquei horas no trânsito, oh lalá!", "Gata, você tá linda, oh lalá!", "Criançaaaaasss, parem agora mesmo! Oh lalá!", "Oh lalá, não quero mais falar com você!". Entende? É coringa! hahaha
3) Verdade ou mentira: na França/Europa não tem feijão.
Toma essa: mentiiiiiiraaaaa.
Você encontra uma variedade diferente de feijões, #fato, mas que tem feijão, tem. Encontrei na prateleira de produtos portugueses, no supermercado, um feijão manteiga que, cozinhando fica assim... 80% parecido com o feijão marronzinho que comemos todos os dias. No caso dos cariocas, é preciso suar um pouco mais para encontrar feijão preto, mas pasmem!, tem uma feira de uns chineses que tem feijão preto E couve (essa sim é quase impossível de achar).
De toda forma, a comida brasileira #coisalindadedeus já é super conhecida/desejada no mundo todo e não é difícil encontrar um restaurante da nossa terrinha por aqui. Aliás, na minha viagem para a Alemanha (calma que o post ainda vem!), uma das primeiras coisas que vi foi um restaurante chamado Brasil, com feijoada como prato do dia. Feliz?
Na foto, você pode morrer de vontade de comer o almoço brasileirinho que fiz com minha nouvelle amie brasileira Denise (e au pair também!), com o feijão portuga. =)
4) Verdade ou mentira: na França/Europa não tem leite condensado.
Mais uma pérola: mentira deslavada.
Aqui na França, encontrei facilmente no supermercado. Tem em latinha, tubinho e até sachê. E sim, tem o mesmo gosto e o mesmo nome, leite condensado, mas você também pode encontrar como Lait Sucré. Na Alemanha, curti muito ao ver a latinha (foto), pe a tradução literal do "Leite Moça" em alemão:
O que não pode é querer achar exatamente idêntico, nomes e embalagens, como no Brasil. Creme de leite aqui é Crème Fraîche, mon chèr!
5) Verdade ou mentira: mulher francesa é lindíssima.
Essa vai para todos os meus queridos amigos homenzinhos curiosos: todo mundo aqui é lindo. Acho que 70% das pessoas seria modelo facilmente no Brasil haha. Mas, as mulheres não se maquiam tanto, não usam brincos grandes (ou não usam brincos) e não sabem o significado das palavras "removedor de esmaltes". Tenho certeza que elas acham que o esmalte sai magicamente das unhas porque ficam lá para sempre até sumir tudinho e então, quem sabe, elas farão a unha de novo... um dia.
Foto sem exagero!
Meninas, elas continuam combinando o sapato com a bolsa aqui. Acreditam? Isso quando não combinam todos os acessórios com a roupa (blusa, sapato, bolsa, lenço e brinco azuis, por exemplo). Agora, se for para "desconectar" as cores, elas aqui põem o Restart no chinelo na misturê de cores berrantes. Última moda em Paris, baby [literalmente!]
6) Verdade ou mentira: quase não tem frutas na França/Europa.
A resposta é: médio.
Tem bastante fruta importada, encontrei só o papaya do Brasil, mas a banana vem de outros lugares. Acho impossível encontrar o Maracujá (fruit de la passion) e facílimo de comer banana, laranja e maçã. Mas e daí, isso é um intercâmbio pra experimentar novidades né... então se joga no morango, cereja preta, mirtilo e tudo mais. Até porque, as maçãs, pêras e bananas que comi aqui tinham o mesmo gosto: de nada. =/
7) Verdade ou mentira: na França/Europa você encontra os melhores chocolates.
Essa resposta depende muito do seu gosto. Para mim é: sim!
Chocolate noir (o amargo sabe? Com porcentagens de cacau que chegam a 99% - como conseguem isso?) impera aqui, com quinhentas mil opções. Nossa, nossa, assim você me mata! ;)
Eu no mercado... Lindt a 1 euro. Milka na Alemanha a 0,75!
Sim, você encontra o Nestlé da vida, alguma coisa Lacta e o Milka, por exemplo, é de matar qualquer pessoa na glicose feliz. Mas pode esquecer do sonho de valsa, chokito etc. O que eu sei é que a caixa de bombom da garoto pode ser encontrada em Portugal. Ajuda?
Os chocolates belgas para mim, são os campeões! #ficadica.
8) Verdade ou mentira: você morre de fome com a cozinha francesa.
O povo daqui vive comendo! A diferença é que as quantidades são mesmo menores e não comem arroz e feijão todos os dias, mas vamos lá, que esse é complicado.
Uma refeição francesa (como já expliquei um pouco aqui), tem a entrada, o prato principal e o desert (sobremesa). Tudo isso acompanha pão e N queijos todas as vezes e durante toda a refeição. Você pode comer uma salada, sopa (a escolha preferida da nação - mas aqui é mais para o caldo com todos os ingredientes batidos, sabe?) ou torradinhas temperadas de entrada, por exemplo, e de prato principal, um tipo de carne com um pouco de massa ou legume cozido ou risoto/arroz. A quantidade não é muito grande mesmo, mas é porque você fica comendo pãozinho com queijo o tempo todo... enquanto espera a comida chegar, entre um prato e outro, para acompanhar o que estiver comendo, porque deu vontade, porque sei lá o pão estava lá olhando para você... captou? E de sobremesa, o normal é um iogurte ou mais queijo ainda, mas pode variar bastante. O que posso adicionar é que raramente as sobremesas são muito açucaradas, tampouco com alguma fruta.
E queijo é o que não falta nesse país!
Ah, outra coisa... sabe tudo o que você já leu nos livros de etiqueta sobre se portar na mesa, trocar os talheres e tudo mais? Eles usam tudo aqui, não só no restô, mas também em casa. Chiquê, benhê!
Et voilà, um cafezinho para finalizar a comilança, e sem açúcar. Uns doidos! haha
9) Verdade ou mentira: na França/Europa não tem doce de leite, uai.
De Minnnnnsss Gerais não tem mesmo, mas argentino você acha fácil, não precisa choramingar. Você não vai morrer de vontade, tá? Aqui na França você acha com o nome de Confiture de Lait.
10) Verdade ou mentira: franceses andam com baguetes debaixo do braço.
Resposta: a mais pura verdade. Francês ama pão e comem toda hora, a qualquer momento, n'importe quoi. Então sempre você verá pessoas pelas ruas com uma baguete debaixo do braço, principalmente na saída da escola e volta do trabalho. Por vezes, com uma garrafa de vinho para o jantar. Oh lalá! =D
É, eles andam mesmo como o carinha da foto de capa desse post, exceto o bigodinho. =P
Não perca o sono com a sua dúvida, escreva-me agora mesmo. ;)
Tassia amei seu blog e tudo relacionado a França,lindas fotos...
ResponderExcluirNossa gostaria de uma dicas de como fazer este tipo de layout em blogs se você puder me ajudar ou dar dicas muito obrigada...e-mail barbara.balu@hotmail.com ou Bárbara Regina Marchiori facebook...beijos...fico no aguardo...
O layout foi feita por uma profissional mesmo, flor. Por isso que tá super lindo assim rs... tenho a sorte dela ser me amiga e ter me dado esse super blog de presente.
ExcluirComo sempre disse, Tassia pura cultura, tô adorando, fico viajando. Bjs
ResponderExcluirGracinha, Sibele =)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom!!! O da baguete debaixo do braço é muito clichê... ou melhor, cliché... rs
ResponderExcluirahhahahaa boa!
ExcluirHaha.. Adorei matar minha curiosoidade...... =)
ResponderExcluirQue bom, flor.
ExcluirOi Tassia... que delícia o seu blog...
ResponderExcluirPelo visto está sendo mesmo um sonho, não é mesmo?!
Aproveite tudo ao máximo!
beijos
Luciana Parreira
Obrigada!! =)
Excluir